Venmo ganha força enquanto Cash App enfrenta dificuldades no mercado de pagamentos
No competitivo cenário de pagamentos entre pessoas físicas, o Venmo está se destacando com um crescimento consistente, enquanto o Cash App enfrenta um período de instabilidade.
As empresas responsáveis por ambas as plataformas divulgaram seus resultados trimestrais nesta semana. O PayPal, proprietário do Venmo, superou as expectativas de lucro e manteve sua previsão para o restante do ano. Já a Block, dona do Cash App, viu suas ações despencarem nas negociações estendidas da última quinta-feira, após reportar receita abaixo do esperado e apresentar projeções decepcionantes.
Venmo e Cash App competem diretamente para atrair cada vez mais usuários para seus serviços de transferências pessoais, ao mesmo tempo em que buscam rentabilizar essas bases com recursos adicionais como cartões de débito, crédito e transferências instantâneas.
Para Alex Chriss, CEO do PayPal desde 2023, a monetização do Venmo é uma peça-chave no plano de recuperação da empresa. No primeiro trimestre, a receita do Venmo cresceu 20% em relação ao mesmo período do ano anterior, embora o PayPal não tenha divulgado valores absolutos. A empresa destacou o aumento na adesão a recursos como o cartão de débito Venmo, as transferências instantâneas e a integração com plataformas de checkout online. O PayPal afirmou que a receita por usuário está crescendo e que o Venmo continua sendo essencial em sua estratégia de expansão no comércio eletrônico.
A receita do Venmo cresceu o dobro da taxa de aumento do volume total de pagamentos, que subiu 10%, sinalizando um avanço importante na conversão de uso em lucro. Durante o trimestre, o PayPal conquistou quase dois milhões de novos usuários de cartões de débito entre PayPal e Venmo. O volume de pagamentos com o cartão de débito Venmo aumentou mais de 60%, enquanto os usuários ativos mensais do cartão cresceram cerca de 40%. Já o volume de transações com o recurso “Pagar com Venmo” teve um salto de 50%.
“Estamos apostando no Venmo, e os investimentos começam a dar retorno”, afirmou Chriss durante a conferência de resultados da empresa.
Em contraste, Jack Dorsey, CEO da Block, adotou um tom mais cauteloso ao falar sobre o desempenho do Cash App. No primeiro trimestre, o aplicativo teve um crescimento de 10% no lucro bruto em relação ao ano anterior, totalizando US$ 1,38 bilhão. No entanto, o volume bruto de pagamentos — uma métrica que reflete o total de dinheiro movimentado pelo Square e pelo Cash App — foi de US$ 56,8 bilhões, ficando abaixo da estimativa média dos analistas de US$ 58 bilhões, segundo a StreetAccount.
Dorsey reconheceu que o Cash App não teve o foco necessário recentemente. “Acho que não estávamos suficientemente atentos à nossa rede e à densidade da rede, que é a base de tudo”, declarou. Ele também destacou que alguns usuários ainda não veem o Cash App como uma plataforma bancária completa, principalmente porque a experiência com o app pode parecer limitada ou restritiva ao movimentar ou acessar fundos.
Para melhorar esse cenário, a empresa está promovendo o programa de empréstimos Cash App Borrow, que recebeu aprovação da Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) e agora poderá gerenciar internamente a originação e a manutenção dos empréstimos.
“Queremos, sim, aprofundar o relacionamento com nossos clientes por meio de serviços bancários e do Borrow, e não tenho dúvidas de que conseguiremos isso”, disse Dorsey. “Mas, ao mesmo tempo, precisamos garantir o crescimento contínuo da nossa rede — e tudo começa com o peer-to-peer.”