Carlsen menospreza Gukesh antes de duelo em Zagreb, mas indiano responde com liderança no torneio
Carlsen adota postura confiante diante de Gukesh
Na véspera de um novo confronto com o atual campeão mundial D Gukesh, o norueguês Magnus Carlsen declarou que encara o adversário como “um dos jogadores presumivelmente mais fracos” do torneio SuperUnited Croatia Rapid & Blitz 2025, etapa do Global Chess Tour. As declarações ocorreram antes da primeira partida entre os dois desde o embate marcante no Norway Chess 2025, vencido pelo indiano.
“Gukesh não mostrou nada que indique que terá um bom desempenho neste tipo de torneio. Ele jogou razoavelmente bem aqui da última vez, mas ainda precisa provar que é um dos melhores nesse formato”, afirmou Carlsen durante entrevista. Segundo ele, a chave em Zagreb está “muito, muito forte”, e, por isso, encara Gukesh como um oponente teoricamente mais fraco.
Norueguês aponta Firouzja como principal rival
Além de comentar sobre seu adversário indiano, Carlsen destacou Alireza Firouzja como o “claro segundo favorito” da competição, demonstrando que vê o torneio como um desafio de alto nível. Carlsen e Gukesh irão se enfrentar três vezes durante a etapa croata: uma no ritmo rápido e duas no blitz, sendo o primeiro duelo marcado para o dia 3 de julho.
Gukesh responde no tabuleiro e assume liderança
Apesar das palavras de Carlsen, Gukesh respondeu de forma contundente no primeiro dia do torneio. O indiano terminou a quarta-feira empatado na liderança com o próprio Carlsen, além de Wesley So e Jan-Krzysztof Duda, todos com 4 pontos em 6 possíveis.
Gukesh venceu dois adversários de peso: Alireza Firouzja e R Praggnanandhaa. A única derrota do dia foi para Duda. Já Carlsen somou uma vitória e dois empates, igualando-se ao indiano na tabela de classificação.
Clima de rivalidade impulsiona interesse no torneio
As declarações de Carlsen e a resposta de Gukesh dentro do tabuleiro vêm alimentando a rivalidade entre os dois enxadristas e chamando ainda mais atenção para o torneio em Zagreb. A etapa croata do Global Chess Tour reúne alguns dos maiores nomes do xadrez rápido e blitz da atualidade, e a atuação de Gukesh, mesmo diante das provocações, reforça sua posição entre os melhores do mundo.
A expectativa agora se volta para os próximos confrontos entre Carlsen e Gukesh, que prometem ser um dos pontos altos da competição.